top of page

Se você gosta dessa série, leia esse livro


Olá! Esses dois dias passaram bem rápido, mas finalmente temos outra postagem. Gosto muito de escrever listas, além de gostar de lê-las em blogs, então julguei uma boa ideia fazer uma para cá hoje. E o tema escolhido foi... que rufem os tambores... indicações de livros tendo em mente sua série favorita! Vamos começar com o seriado norueguês adolescente que foi seu queridinho se você já estava nas redes sociais em 2017...


Sim, eu estou falando de SKAM. A versão original da série, a norueguesa, teve quatro temporadas, cada qual com foco em um personagem já previamente apresentado na trama. Os personagens principais são estudantes do mesmo colégio. A minha recomendação para os fãs de SKAM é a série de graphic novels Heartstopper, criada por Alice Oseman. A narrativa é centrada no romance entre Charlie Spring, um garoto gay, e Nick Nelson, que passa pelo processo de descoberta como bissexual durante os livros. Não só isso, a maior parte dos personagens faz parte da comunidade LGBTQ+, tal como a própria Alice Oseman; essa foi uma das razões para essa ser a minha indicação para a série: SKAM conta o casal Isak e Even, ambos da comunidade, o que fez com que a série atraísse uma audiência queer. Além do fato de que ambos são focadas em adolescentes e tratam de assuntos sérios, tal como transtornos psicológicos e distúrbios alimentares.


A segunda série escolhida é Avatar: O Último Airbender e o livro que recomendo para os fãs dos manipuladores de elementos é Faye and the Ether, escrito por Nicole Bailey, que também é uma recomendação para quem gosta dos livros do Rick Riordan. É um livro de fantasia com aspectos fantásticos de religiões politeístas, como centauros e até mesmo Hércules e Prometeu aparecem no livro como personagens.

(Como esse é um dos focos do canal eu vou informar que sim, temos um protagonista queer na trama. Inclusive, dois personagens do trio principal são aquileanos.)



Para os fãs do anime Banana Fish, que eu não terminei porque... bem, não fez meu estilo, mas assisti o suficiente para saber da trama (e amar Eiji, Ash, Shorter e, não me julguem, Yut Lung), e a minha recomendação para os fãs é Girassol sem sol, escrito por Ariel F. Hitz. A história é curta e contada em dois pontos de vista: o de Sebastian, que morreu e narra seu próprio enterro, e Átila, seu namorado em luto. Se você gosta de Banana Fish, eu imagino que você goste de personagens queer e de narrativas dramáticas e dolorosas, então tenho o pressentimento que gostará desse conto. Vou aproveitar e deixar o recado para que vocês apoiem escritores nacionais! Principalmente aqueles que fazem parte de minorias!


Finalmente, para completarmos a postagem de hoje, tenho mais uma recomendação. Se você é fã da série "Andi Mack", da Disney, então você deveria ler "The Henna Wars", escrito por Adiba Jaigirdar. O livro tem bastante representatividade, com Nishat, a protagonista, sendo uma lésbica de Bangladesh vivendo em Dublin e seu interesse romântico, Flávia, afro-brasileira e também lésbica. Os tópicos mais presentes no livro são lesbofobia e racismo, principalmente apropriação cultural.

Antes de fechar, preciso avisar que não é um livro perfeito. É muito importante que obras assim sejam lidas e significou muito para mim a representatividade de uma pessoa lésbica e brasileira, mas eu tive a sensação que os personagens que erraram não enfrentaram as consequências que deveriam no final do livro, além de algumas decisões relacionadas ao fim terem soado um tanto inconsistentes. Ainda assim, é uma leitura leve para os assuntos pesados que lida e é uma ótima porta de entrada para se iniciar discussões relacionadas a LGBTfobia e racismo.

Espero que tenham gostado da postagem de hoje! Se quiserem mais conteúdo como esse, comente e deixe uma curtida aqui.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page