top of page

BBBissexualidade


Primeiramente, eu vou dizer que eu não estou assistindo ao BBB21, mas se você é brasileire ou tem amigos que são daqui do Brasil, então você sabe que é impossível não saber o que acontece no reality show. Então, é claro que eu estou sabendo de Lucas e Gilberto, do beijo na festa que aconteceu na noite anterior à saída do Lucas e o preconceito presente na casa. Não teve "apenas" bifobia, mas também transfobia, homofobia, racismo, capacitismo, entre (prováveis) outros.

Como eu disse, não estou assistindo, só vendo vídeos e comentários no Twitter, então não estarei aqui dando minha opinião sobre a situação, até porque não sou negro nem bissexual; o que eu vou fazer aqui é usar essa oportunidade para divulgar livros com protagonismo negro e/ou bissexual. Claro, vou priorizar os que eu tiver lido, mas vou incluir também alguns cuja leitura eu não concluí. Vamos lá, então?

✓ - já lidos

►- lendo

✈- para ler

"LEGENDBORN", de Tracy Deonn ►

A narrativa começa com Bree Matthews, uma adolescente de dezesseis anos, após a morte de sua mãe. Alguns meses depois (um salto no tempo de três meses entre o prólogo e o primeiro capítulo), Bree está em um programa residencial para estudantes do Ensino Médio na UNC (a Universidade da Carolina do Norte), onde ela presencia um ataque mágico, no sentido literal da palavra, durante a sua primeira noite na universidade. Um misterioso grupo de estudantes chamado Legendborn começa a investigar o caso, além de um mago adolescente que chama a si mesmo de Merlin tentar (e falhar) apagar a memória de Bree. Eu ainda estou bem no começo do livro, mas a protagonista é uma mulher negra e tem representatividade LGBTQ+. Ou, pelo menos, foi o que me disseram. Contarei mais para vocês em uma resenha quando eu acabar a leitura.


"OS SETE MARIDOS DE EVELYN HUGO", de Taylor Jenkins Reid ✓

Estou certo de que já recomendei esse livro aqui no blog, mas eu também estou sempre disposto a recomendá-lo mais uma vez. "Os sete maridos de Evelyn Hugo" é contado sob duas perspectivas: a primeira é a de Monique, uma jornalista que, após um divórcio turbulento, é requisitada para uma entrevista com Evelyn Hugo, uma atriz da época dourada de Hollywood, pela própria Evelyn, que não havia feito aparições públicas há décadas. Já a outra perspectiva é a de Evelyn enquanto conta toda sua história para que Monique organize em uma biografia autorizada. O livro explora a bissexualidade de Evelyn, narrando seus relacionamentos, incluindo seus sete maridos, mas não se limitando a eles. Se você gosta da Taylor Swift e das letras de suas músicas, esse é um livro que você deve ler: muitas das músicas da cantora parecem ter sido escritas com o intuito de servirem como trilha sonora para Evelyn Hugo.




"LEAH FORA DE SINTONIA", de Becky Albertalli ✓

A sequência do livro "Simon vs. A agenda Homo Sapiens" (cujo título foi, infelizmente, mudado para "Com amor, Simon" quando foi adaptado para o cinema, algo que ainda me traz frustação) conta a história de Leah, uma das melhores amigas de Simon, no ponto de vista da própria. Tanto ela quando Abby, sua melhor amiga e interesse romântico no livro, são bissexuais. "Leah fora de sintonia" também fala sobre desconfortos em relação ao próprio corpo, por Leah ser uma menina gorda. Essa representatividade gorda e sáfica simultaneamente significa muito para mim, por ter essas duas características (uma característica e uma identidade, na verdade), o que se enquadra em outra coisa que me frustrou na adaptação cinematográfica "Com amor, Simon", que conta com Katherine Langford, uma atriz magra, interpretando Leah.


"HEARTSTOPPER", de Alice Oseman ✓

Um pouco diferente dos outros livros nessa lista, "Heartstopper" é uma graphic novel britânica, que tem como protagonistas Charlie Spring, um garoto gay no Ensino Médio, e Nick Nelson, seu interesse romântico que passa pelo processo de descoberta e aceitação da própria bissexualidade durante a obra. Os livros também contam com outros tipos de representatividade, como Tara e Darcy, que são um casal de lésbicas, e Elle, que é uma garota trans, sem contar a representatividade racial. Apesar dos livros estarem à venda, eles também estão disponíveis legal e gratuitamente nos aplicativos Tapas e Webtoon. "Heartstopper" também terá uma adaptação no formato de série de TV!


"CINDERELLA IS DEAD", de Kalynn Bayron ✈

Esse livro está na minha lista para ler esse mês, já que é um dos escolhidos para um clube do livro do qual eu faço parte: é uma reinterpretação LGBTQ+ da história da Cinderela, onde fazem duzentos anos desde que ela encontrou seu príncipe e, desde então, há um baile anual onde os homens do reino escolhem suas esposas. E, se o objetivo do baile não for cumprido, as garotas que não foram escolhidas nunca mais serão vistas. Sophia, a protagonista, foge do baile e acaba encontrando a última descendente conhecida de Cinderela e suas irmãs. Não preciso nem dizer que estou louco para ler esse livro, né?


"FELIX EVER AFTER", de Kacen Callender ✈

A narrativa é centrada em Felix, um jovem negro, queer e trans, que nunca se apaixonou, apesar de querer desesperadamente saber qual a sensação. Depois de receber mensagens transfóbicas anônimas revelando seu nome morto e com fotos suas antes da transição, Felix traça um plano de vingança que não só lhe traz um triângulo amoroso, como também uma jornada em direção à autodescoberta. Por alguma razão, eu ainda não consegui adquirir esse livro, mas estamos na torcida aqui!


"MOUTHS OF RAIN", org. por Briona Simone Jones ►

Apesar de não se tratar de bissexualidade, esse livro precisa ser indicado. "Mouths of Rain", que será publicado daqui a um mês, no dia 11 de março, é uma antologia de textos escritos por diversas lésbicas negras sobre suas experiências com gênero, sexualidade e negritude. Apesar de ainda não ter finalizado a leitura devido a alguns problemas com a ARC pela qual estava lendo, já li mais da metade do conteúdo organizado por Briona e é o suficiente para eu precisar recomendá-lo.


E por hoje é isso! Sintam-se livres para compartilhar indicações de livros (séries e filmes também são bem vindos!) com protagonismo negro e/ou bissexual! Até sexta ♥

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page